Skip navigation

Anteontem, o Google anunciou mais uma Googlevolution, o “SideWiki”. Com o título “Ajude e aprenda com os outros à medida em que você navega pela Internet”, o blog do Google apresentou essa novidade ao mercado. Mas então, o que é SideWiki?

Vamos lá. Tem a ver com Wiki (colaboração) e tem a ver com Side (lado), logo…. tcham tcham tcham!! rsrs.. Uma colaboração ao lado. Ok. Mas ao lado de quê? O SideWiki abre uma aba ao lado dos sites que você está navegando e dá a possibilidade de qualquer um escrever um comentário sobre aquele site (seja ele bom ou ruim). Esses comentários podem ser vistos por qualquer um..

Quando você navega por determinada página (por exemplo meu blog) você tem a oportunidade de deixar algum comentário, seja ele colaborativo, intrusivo, negativo, e outros ivos sobre os meus serviços/produtos para outras pessoas verem quando estiverem navegando pelo meu site.  Dessa forma, você poderá deixar recados nos sites que ainda não dão a voz ao povo como o Kibeloco, Globo.com, entre outros.

Essa ferramenta pode ser instalada como um adicional (addon) do seu browser, seja ele Internet Explorer ou Fire Fox, e aparece como um ícone lá em cima na barra do Google onde tem o bloqueador de sites, etc.. Aí você diz: – mas isso já acontece em forums de discussão, sites que deixam espaço para comentários, etc.. Aí eu te respondo: – ok, mas e os sites que não disponibilizam isso? e aqueles sites que se fecham para a web2.0 achando que assim estão blindando seu site de comentários negativos? Esses sim vão experimentar do próprio veneno. Os sites corporativos serão os mais impactados pela nova ferramenta do Google.

Além disso, essa ferramenta permite você twittar diretamente do ambiente SideWiki. Você pode deixar um comentário sobre determinada página que você esteja navegando em tempo real no seu Twitter. Muito bacana, não? Agora todo site é uma mídia social, colaborativa e compartilhada que pode ter a opinião do seu consumidor/navegador/cliente registrada. Chique!!

 

neda__you_dont_belong_here_496205

 

O Controle das Empresas Sobre os Websites Estão se Deslocando para os Clientes

  •  Os consumidores confiam mais neles mesmos do que em você (ou na sua empresa): agora com o SideWiki eles terão voz também no seu site. Toda página linkada ao seu site corporativo são agora sociais. Isso inclui intranets e extranets. Concorrentes podem colocar informações para linkar para seus produtos, consumidores podem classificar suas experiências com os produtos como positivas ou negativas, e muito mais.
  • Não espere que todos os comentários sejam interessantes e postados por quem realmente teve contato com o produto/serviço da empresa. Nem todos que ali escrevem tiveram realmente contato com determinado produto ou serviço. Vários comentários podem ser evasivos e descartáveis. Talvez para ser mais efetivo o Google deva fazer um gerenciamento de informações mais no estilo da Wikipedia que do Youtube.
  • Logo logo essa ferramenta será linkada com outros softwares Google (gmail, gtalk, orkut, etc). Ou seja, você poderá compartilhar informações em tempo real para o mundo de seus amigos diretamente do site. Esse tipo de abordagem é típica do Google.
  • Apesar de ser cedo ainda, espere que outras redes sociais também lancem ferramentas para competir com o SideWiki, como o Facebook criou o “inlay” para que você possa ver links compartilhados na página de notícias do Facebook dentro do contexto de seus amigos. Essa ferramenta tem o potencial para se tranformar numa concorrente do SideWiki.

 

Recomendações para Estrategistas de Conteúdo Web: Desenvolvam uma Estratégia orientada para Redes Sociais AGORA.

  • Mude seu pensamento: reconheça que você não é mais o dono so seu site empresarial.
  • Desenvolva uma estratégia de mídias sociais e reserve bons recursos financeiros para apoiar essa iniciativa.
  • Não seja uma empresa “anti-comentário-negativo”, abraçe esses comentários e transforme-os em feedback para melhorias.

E viva o mundo digital de redes sociais!!

Fonte: Jeremiah Owyang
Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: